Durante as aulas de Gestão de Sistemas Operacionais da professora Francielle Marques no mês de Agosto de 2016, os alunos do 2ºETIM – Informática desenvolveram um trabalho sobre o que é software livre, software proprietário e as distros GNU-Linux.
Os resultados desse trabalho, é a divulgação dos softwares livres para usuários de tecnologia, motivando-os a ter um software de excelente qualidade, em que pode se alterar, estudar e redistribuir, pois o seu código fonte é aberto para qualquer um.
A maioria dos usuários de software não sabem a diferença entre,“O termo “software livre” ou “software de fonte aberto” é um software que permite totais adaptações ou modificações em seu código. Os usuários deste recurso não precisam pedir qualquer permissão para modificá-lo”.
Para os desenvolvedores, a ideologia software livre tem a ideia de liberdade, não apenas na perspectiva técnica, mas também sob a moral e ética. A liberdade do usuário é mantida a todo custo, ele tem direitos como:
- Executar o programa;
- Estudar o software;
- Distribuir cópias;
- Melhorar o software.
Diferente do que os softwares proprietários proporcionam aos usuários, pois além dos custos que eles têm, não temos direitos sobre eles, ficamos totalmente “presos” aos fornecedores.
O sistema operacional GNU-Linux usa essa ideologia de software livre em todas as suas distros (distribuições), abaixo segue as distro trabalhadas pelos aluno:
- Fedora
- Red Hat
- Mint
- Slackware
- Ubuntu
- Mandriva
- Kurumin
- Debian
- Mageia
- Gentoo