A Etec João Maria Stevanatto surgiu como uma classe descentralizada da Etec João Belarmino – de Amparo. Iniciou suas atividades em fevereiro de 2008, com a implantação dos cursos de Administração e Informática, respectivamente nos períodos da tarde e noite. A classe descentralizada foi instalada em um prédio cedido pela Prefeitura Municipal de Itapira.  A escola foi criada pelo decreto nº 54.843, em 30/09/2009. A Etec ganhou o seu nome atual em 04/11/09, quando o governador em exercício, Antônio Barros Munhoz, assinou o projeto de lei nº 13.796. Neste projeto, a Etec de Itapira passou a se chamar Etec João Maria Stevanatto, em homenagem a um cidadão de Itapira, importante empresário e dinamizador da economia local.

No início de 2011, a Escola foi contemplada com a nova sede, que fica na Av. Paulo Lacerda Quartin Barbosa. Inaugurada em 06 de maio de 2011, a solenidade contou com a presença do Excelentíssimo Governador do Estado, Geraldo Alckmim, a Diretora Superintendente Profª Laura Laganá, o Prefeito Antônio Hélio Nicolai e demais autoridades do município e região. No segundo semestre deste mesmo ano, a Etec João Maria Stevanatto implantou dois novos cursos técnicos em: Química e Segurança do Trabalho. 

O ano de 2012 foi marcado pelo intenso trabalho na unidade para a consolidação dos novos cursos na unidade. Neste ano a Etec ganhou uma classe descentralizada no município de Pinhalzinho – com o curso de Administração. Também em 2012, ocorreu o primeiro processo de eleição para Diretor na unidade sede. Muitos outros eventos aconteceram neste ano, no qual pode-se destacar: a Feira Sazonal do Chocolate, a Festa Junina e a Feira Tecnológica, que contaram com grande participação popular.

A partir de então a unidade escolar foi crescendo e, de acordo com a necessidade local, foi pleiteando junto ao Centro Paula Souza, a implantação de novos cursos. O curso de Farmácia foi criado no ano de 2014, devido a uma parceria com a empresa Cristália Produtos Químicos. No ano de 2015, a Etec ganhou uma classe descentralizada na Escola Estadual Antônio Caio, com o curso técnico em Logística. Em 2017, foi implantado na Etec mais um curso de gestão, o técnico em Recursos Humanos. No aniversário de 10 anos da escola, que aconteceu no ano de 2019, a comunidade escolar da Etec comemorou sua consolidação no município e região, contando, portanto, com o oferecimento dos cursos técnicos: Administração, Farmácia, Logística, Química, Recursos Humanos e Segurança do Trabalho; além do Ensino Médio, Etim em Desenvolvimento de Sistemas e Etim em Química. Em 2020, a Etec João Maria Stevanatto implantou o curso técnico em Enfermagem, para atender a demanda local, em parceria com a Prefeitura Municipal, Instituto Bairral e Santa Casa de Itapira.

Conheça a história do Patrono João Maria Stevanatto

1933

Filho de Santa Recchia Stevanatto e Luiz Stevanatto, nasceu em Itapira no dia 08/09

1944

Concluiu o primário no Grupo Escolar Dr. Júlio Mesquita

1947

Consegue seu primeiro emprego com carteira assinada, na função de auxiliar de laboratório na Indústria de Produtos Químicos ALCA Ltda, na fazenda Santa Bárbara

1951

Concluiu o curso técnico em contabilidade na Escola Técnica de Comércio de Itapira e também faz o curso de Química Industrial no Instituto Monitor

1952

Ingressou na Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro em Uberaba, período em que trabalhou como auxiliar de escritório em um posto de gasolina “N. Magnabosco & Cia”

1955

Abriu seu Gabinete dentário localizado a Rua Bento da Rocha 166, em Itapira, onde atua como Cirurgião Dentista até 1959

1956

Casou-se com a Uberabense Íris Scussel com a qual teve três filhos, Luiz, Kátia e Andrea

1959

Ingressou por Concurso no Banco do Brasil, na função de escriturário onde permanece até 1977, quando se aposenta.

Neste mesmo período trabalhou na Fundação Espírita “Américo Bairral”, inicialmente como dentista, passando a seguir para a parte administrativa.

1963 - 1967

Ocupou o cargo de Provedor da Fundação Espírita “Américo Bairral”

Começou a realizar trabalhos sociais em Itapira como o antigo SOS, Asilos, Creches, sendo um dos fundadores da Guarda Mirim

1967 - 1968

Ocupou o cargo de Administrador Financeiro da Fundação Espírita “Américo Bairral”.

1969

Fundou com três médicos amigos a Clínica de Repouso de Itapira sendo o responsável pela parte Administrativa da nova empresa

1972

Fundou o Laboratório Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda

1999 - 2003

Atou como membro do Conselho Municipal de Saúde de Itapira

1999 - 2003

Atou como membro do Conselho Municipal de Saúde de Itapira

2007

Esteve à frente do Laboratório Cristália e da Clínica de Repouso de Itapira até seu falecimento em 05/09.

Rolar para cima