Semana da Química 2021

Nos dias 16 a 18 de junho os alunos dos cursos técnicos de Química, ETIM e Noturno, realizarão atividades especiais em comemoração ao dia do químico (18 de junho). Nestes dias os alunos terão a oportunidade de conversar e conhecer mais sobre as possibilidades profissionais na área da química, conversando com ex-alunos e que hoje cursam faculdade de Química ou áreas afins, e também com profissionais da área.  O Evento ocorrerá de forma virtual pela plataforma TEAMS na Equipe de palestras e Eventos.

semana-quimica-2021

Cronograma do Evento

Dia 16/06

Período – Manhã

Horário 08 às 09:30

Café da manhã com Química: Bate-papo com ex-alunos formados no ano de 2018.

Ettore Alves dos Santos, que faz Bacharelado em física médica na

Universidade de São Paulo (USP);

Júlio Mancini Leandro, que estuda ciências biológicas na Universidade Estadual Paulista (UNESP);

Laura Duarte, que faz Licenciatura em química na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar;

 Valnei Monteiro de Amorim, que faz Química – Bacharelado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Horário 10 às 11:30

Exposição de Vídeos com depoimentos dos professores da escola com formação em química.

Período – Noite

Horário 19:30 às 21:

Palestra: Seminário de Amidos

Palestrantes:

Vinicio Ramos: Eng Químico – Formado pela Oswaldo Cruz e trabalha na Engenheiro de P&D para Bebidas e Lácteos

Renata Collino: Eng Química – Formada Universidade Sagrado Coração (USC) e trabalha na Engenheira de P&D para Confeitos

Luciana Alves: Eng Química – Formado pela Oswaldo Cruz e trabalha na Engenheira de P&D para Molhos e Alimentos Processados

Dia 17/06

Período – Manhã

 Horário 08 às 09:30:

Café com Química: Bate-papo com Ex-Alunos formados em 2020.

Ana Beatriz Januário Bitencourt  Cursando Química – Unicamp- Bacharelado.

Nathanny Moura Dias dos Santos, Cursando – Ciências Biológicas Unicamp;

Pedro de Moraes Nunes, Cursando  Química – Unicamp – Bacharelado.

Yasmim Fernandes Luiz Cursando – Biotecnologia Unifal – Bacharelado Pedro Becchelli

Horário 10 às 11:30

Exposição de trabalhos dos alunos do segundo ano.

Período – Noite

 Horário 19:30 às 21:

Palestra: Sustentabilidade na indústria petroquímica

Palestrantes:

Luiz Carlos Assumpção

Convidados: Fábio de Oliveira Bello e Flávio Ferreira da Silva

Tema: Sustentabilidade na indústria petroquímica

Currículo dos Palestrantes:

Luiz Carlos Assumpção – Bacharel em Engenharia Química (UERJ/2005), Mestre em Química, com ênfase em Química Ambiental (UERJ/2008). Especialista em SMS em Obras de Engenharia de Construção e Montagem (UFF/2011) e Auditor líder em SGI – Sistema de Gestão Integrado. É Consultor Ambiental e de Projetos, tendo como principais atividades licenciamento ambiental de unidades industriais, elaboração de pareceres técnicos, auditorias ambientais e de Sistemas de Gestão de Segurança Opercional (SGSO), implantação de Sistema de Gestão Ambiental, projeto básico e detalhamento de unidades de refino, petroquímica e FPSOs e validação de novas de novas tecnologias. É membro do Núcleo Acadêmico da Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos – ABREN, da Associação Brasileira de Análise de Risco, Segurança de Processos e Confiabilidade e da VDI (Associação de Engenheiros Brasil – Alemanha).

Fábio de Oliveira Bello – Formado em Engenheira Química pela UERJ com Mestrado na área de Gestão da Inovação Tecnológica pela UFRJ. Com mais de 15 anos de atuação nos segmentos de Gás Natural, Refino e Petroquímica em grandes empresas do setor como Petrobras e Braskem. Na área de M&A elaborou análises econômicas e participou das negociações nos processos de aquisição da Suzano Petroquímica, formação da Quattor e incorporação desta na Braskem. Possui, ainda, experiência. Atuou em diversos cargos de liderança e possui experiência nas áreas de Supply Chain, Gestão de Projetos e Planejamento da Produção.

Flávio Ferreira da Silva – Mestre e Bacharel em Engenheira Química pela UFRJ e Especialista em processamento de petróleo pela UERJ. Com mais de 20 anos de atuação nos segmentos de Petroquímica e Refino em empresas como Petrobras, Petroquímica Suape, Innova e Petroflex (Arlanxeo). Na área de M&A atuou nos processos de venda da Petroquímica Suape, Innova Petroquímica, campo de petróleo onshore Macau (RN), negociações acerca do COMPERJ e incorporação da Quattor na Braskem, incluindo atividades de Due Diligence, negociação do SPA, estudos de mercado e definição de premissas, aprovação no CADE, apresentação para potenciais parceiros, entre outras. Atuou em diversos cargos de liderança e possui experiência em Gestão de Negócios, Estratégia, Comercial, Planejamento, Estudos de Mercado, Gestão de Custos e Avaliação de Desempenho.

Dia 18/06

Período – Manhã

 Horário 08 às 09:30:

Palestra: A Faculdade e suas oportunidades.

Palestrante: Romildo Morelato Junior

Coordenador dos Vestibulares das Faculdades Maria Imaculada de Mogi Guaçu e Santa Lúcia de Mogi Mirim, possui graduação em Análise de Sistemas pela Universidade Metodista de Piracicaba e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba.

Café com Química: Bate-papo com Ex-Alunos formados em 2019 e 2020.

Gabriel Vinícius Nicoleti Marques, Bacharelado em Química Ambiental e Licenciatura em química- Unesp São José do Rio Preto.

Richardh Samuel Salvarani Cursando  ABI Letras – USP.

Rhyan Christian Rampazo Cursando  Física médica – UNESP Botucatu.

Horário 10 às 11:30

Exposição de trabalhos dos alunos do segundo ano.

Período – Noite

Horário 19:30 às 21:

Palestra: Tema: Projetos de Iniciação Científica: Reutilização de Resíduos Sólidos

Palestrante: André Luis Ferrari de Moura Giraldi Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1999); Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2003); Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2008);