Vem aí a Primeira Maratona de Programação (Hackathon) da Etec

Hackathon é uma maratona de programação na qual hackers se reúnem por horas, dias ou até semanas, a fim de desvendar códigos e criar algoritmos que resolvam os mais diversos tipos de problemas lógicos. Por ser um evento público, a maratona dá visibilidade e transparência a essas atividades na área da informática.

Maratona de Programacao Etec

REGULAMENTO

A Maratona de Programação da Etec será realizada no dia 31 de maio de 2017, das 19h30 às 21h30, e suas atividades serão regidas por este regulamento.

A atividade denominada Maratona de Programação tem como objetivos:

  1. Estimular o pensamento lógico-matemático dos participantes;
  2. Incentivar a integração entre ex-alunos, alunos do Técnico em Informática para Internet e alunos das três turmas do ETIM Informática;
  3. Desenvolver nos participantes as habilidades de raciocínio lógico, planejamento estratégico e trabalho em equipe;
  4. Oferecer um evento para quebrar a rotina escolar.

Qualquer ex-aluno ou aluno de um dos cursos técnicos em informática oferecidos pela Etec João Maria Stevanatto estão aptos a fazer sua inscrição para a Maratona de Programação.

Para realizar a inscrição o ex-aluno ou aluno deve entrar em contato com um dos coordenadores de curso (Junior ou Ivan) entre os dias 17 e 22 de maio de 2017. Não será aceito inscrições fora desse período.

A comissão organizadora dividirá todos inscritos em equipes de forma igualitária que competirão entre si, vencendo a equipe que mais pontuar nos desafios propostos.

Alunos e ex-alunos que não quiserem participar dos desafios diretamente, possuem a opção de participar na forma de torcida de uma das equipes, contribuindo com tarefas específicas via Facebook, valendo pontos extras para sua equipe.

Os desafios para a Maratona de Programação serão elaborados por uma comissão organizadora e serão disponibilizados para as equipes através do Facebook. Esses desafios poderão ser: 1) perguntas relacionadas às tecnologias em geral; 2) algoritmos em diversas linguagens de programação que resolvam os mais diversos tipos de problemas lógicos.

No dia e horário programado, cada equipe terá disponível um local e um computador para participar da Maratona da Programação, sendo esta tela transmitida via LanSchool para o telão do auditório onde estarão a comissão organizadora e a torcida das equipes.

As equipes poderão utilizar livremente outros computadores, notebooks e smartphones com acesso à internet para auxiliar nos desafios propostos. Ao resolverem os desafios, as equipes deverão enviar as respostas também via Facebook.

A comissão organizadora avaliará as respostas dos desafios e atribuirá pontos às equipes que responderam corretamente o desafio, pontuando mais aquela que entregar primeiro.

Em determinados desafios, haverá pontuação para a equipe que conseguir engajar o maior número de pessoas em sua torcida, sendo através de likes, compartilhamentos ou outra forma de participação via Facebook.

Durante o evento a comissão organizadora fará postagens no Facebook sobre o andamento da Maratona de Programação e, se for possível, transmitirá uma live para expectadores e familiares acompanharem de casa.

Cada time deverá escolher um nome para si e nomear um representante para discutir eventuais problemas com a comissão organizadora.

Uma vez formada equipe pela comissão organizadora, o não comparecimento de um dos integrantes na data e horário estipulado implica diretamente na equipe participar dos desafios com integrantes a menos.

A forma de pontuação e premiação será definida pela comissão organizadora e divulgada no dia do evento.

Rolar para cima