Etec de Itapira e Grupo Virgolino de Oliveira celebram parceria para capacitação de líderes

Desde o final de 2015 o Grupo Virgolino de Oliveira, através da Usina de Itapira e a Etec João Maria Stevanatto estão em contato para realização de uma parceria público-privada. A iniciativa foi do supervisor agrícola da unidade Arlindo Tamelline e da analista de RH Priscila Orcini. O objetivo foi fornecer capacitação e treinamento especializado aos líderes da base operacional de Itapira. Esta ação faz parte do projeto de renovação e reestruturação dos diversos setores da empresa.

A parceria com a Etec veio de encontro a esta proposta e teve por objetivo incentivar os colaboradores do grupo GVO a fazerem um curso técnico oferecido pela instituição de ensino a médio prazo. Para tanto foi realizado um treinamento, primeiramente envolvendo as competências e habilidades abordadas no curso técnico em Logística. Elaboraram e ministraram este minicurso: o coordenador do curso, Vagner Ribeiro dos Santos; o coordenador da classe descentralizada da Etec, José Ricardo Gomes; e os professores José Carlos Monfredini, Camilla Mattielo e Maria Regina Valério da Cunha, também coordenadora do curso de Administração.

O treinamento abrangeu temas como: logística, descrição de cargos, liderança, tomada de decisões, administração de desperdícios, entre outros. Durante o curso, os colaboradores fizeram atividades diversificadas, bem como analisaram estudos de caso e participaram de dinâmicas pertinentes aos temas. Após finalizarem o treinamento, os líderes da Usina receberam um certificado de conclusão.

Esta parceria foi bem produtiva e terá continuidade. O coordenador do curso de Segurança do Trabalho da Etec, Eng. Rodrigo Nucci, irá ministrar nas próximas semanas mais um módulo de treinamento aos colaboradores da Usina. O tema abordado será a Responsabilidade Civil e Criminal dos líderes sobre os funcionários. O objetivo é tornar conhecida a legislação que envolve a segurança do trabalhador aos chefes dos diversos setores da Usina.

O Eng. Agrônomo, Arlindo Tamelline, supervisor agrícola da unidade, buscou essa parceria com a Etec, visto ser um grande incentivador dos funcionários na busca do aperfeiçoamento e novos conhecimentos. “Tenho uma equipe excelente, comprometida e dedicada e que cumpriu cada meta estabelecida no último ano. Acredito no potencial de cada um dos líderes e sei que juntos podemos melhorar ainda mais. Nós enquanto empresa temos a obrigação de propiciar condições de crescimento e amadurecimento profissional aos nossos colaboradores. A Etec, enquanto instituição formadora, terá um papel importante na capacitação deles. Por isso iniciamos com este projeto e esperamos fazer outros similares”, declarou Arlindo.

parceria usina 00A analista de RH da GVO, Priscila Orcini, acredita nos excelentes resultados deste e dos próximos treinamentos.  “Foi muito produtiva essa parceria com a Etec e esperamos conseguir excelentes resultados com a liderança e as equipes da Usina de Itapira. Temos projetos ainda maiores para realizarmos em parceria com a Etec. Estou certa que teremos sucesso”, disse.

O coordenador do curso de Logística, Vagner Ribeiro dos Santos, avaliou positivamente este projeto piloto. “Agradecemos ao Grupo Virgolino de Oliveira pela confiança depositada no nosso trabalho. O treinamento foi muito bom e esperamos que os participantes sejam nossos alunos em breve, em especial no curso de Logística. Foi uma honra ter uma empresa deste porte como parceira da Etec”, finalizou Vagner. O coordenador da classe descentralizada, José Ricardo Gomes, também comentou sobre o projeto. “Fizemos este projeto piloto e esperamos poder realizar outros similares com outras empresas do município”, disse.

A diretora da unidade escolar, Débora Parejo, também está muito satisfeita com os resultados dessa parceria. “Nosso objetivo é ter também como alunos dos cursos técnicos, os funcionários das empresas. Este treinamento foi uma ótima oportunidade de mostrarmos em algumas horas o que podemos oferecer durante um ano e meio de curso técnico. Foi uma satisfação ter recebido na nossa escola a Usina Virgolino de Oliveira, empresa tradicional da história de Itapira”, disse. A diretora da unidade também informou que Etec está aberta para fazer parcerias similares com outras empresas da cidade e região.

A assistente técnico administrativa, Camilla Mattielo, coordenadora do Núcleo de Relações Institucionais da Etec, foi quem articulou o treinamento e a parceria com a empresa. Ela falou sobre a importância desse projeto. “O nosso objetivo é exatamente trazer as empresas para dentro da nossa escola. Este projeto com a GVO foi bem de encontro a esta meta. Nossa missão enquanto instituição é treinar mão de obra, oferecer capacitações específicas e encaminhar os novos profissionais às empresas. Para tanto nada melhor do que estreitar nossos laços com as empresas. Gostaria de agradecer aos professores José Ricardo, Vagner, Monfredini e Maria Regina pelo trabalho maravilhoso que possibilitou desenvolvermos este projeto. E a partir de agora nós aguardamos o contato de outras empresas para desenvolvermos novas parcerias”, concluiu.

As empresas que desejarem receber uma visita da equipe da Etec, desejarem solicitar estagiários, requisitarem treinamentos, entre outros projetos, poderão entrar em contato com Camilla, Laura ou Luigi pelos telefones: (19) 3843 1171/ 3813 4548 ou pelo email: [email protected]. A Etec João Maria Stevanatto aguarda o contato e agradece o interesse das empresas no trabalho educacional realizado no município. Os projetos desenvolvidos pela Etec estão disponíveis no site: www.etecitapira.com.br.

Rolar para cima